Força

PHOENOCORD® St 7800 – Correia com a Maior Tensão

Phoenix – Soluções Extremas em Correias Transportadoras

Tarefa

Chile: No alto dos Andes, a cerca de 200 quilômetros da capital Santiago, milhões de toneladas de minério de cobre são extraídas anualmente da mina de Los Pelambres. O minério de cobre é extraído a uma altitude de 3.200 metros em relação ao nível do mar e transportado para a usina 1.300 metros abaixo.

As condições ambientais são extremas. Terremotos, variações drásticas de temperatura e precipitação, além de uma severa exposição a avalanches no inverno exigem que o minério seja transportado por esteira em um túnel com 12 quilômetros de extensão.


Solução

O declive extremo e a capacidade exigiram um novo projeto de correia, nunca conseguido antes. A variação de 1.300 metros na elevação exigiu a maior força tanto da carcaça quanto das emendas.

Em 1998, a PHOENIX desenvolveu a PHOENOCORD® St 7800, que na época se tornou a correia transportadora mais forte do mundo, e continua sendo a correia de maior tensão em serviço. As emendas têm uma eficiência de emenda dinâmica de 54% oficialmente certificada de acordo com a DIN 22110 do Instituto de Transporte e Tecnologia de Automação da Universidade de Hanover, Alemanha.

O sistema foi projetado para transportar 11.000 toneladas por hora, a uma velocidade de 6,8 metros por segundo, o que corresponde a uma taxa de produção anual de cerca de 100 milhões de toneladas. A correia é reforçada com cabos transversais de poliamida PHOENOTEC® para oferecer proteção adicional contra danos externos, detecção de rasgos PHOENOCARE® SL e tecnologias de monitoramento de emendas PHOENOCARE® SC.

Além de ser a correia mais forte e mais criteriosamente projetada já produzida, ela oferece cerca de 100 milhões de KWh de eletricidade para alimentar a mina e as operações da usina por meio de seu design regenerativo.

Força – PHOENOCORD® St 7800 – Correia com a Maior Tensão – Phoenix Conveyor Belt